É um conceito que se refere à capacitação e ao empoderamento das equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente, para que possam oferecer experiências de valor aos consumidores e gerar mais resultados para as empresas.
O enablement envolve o uso de estratégias, ferramentas, processos e conteúdos que ajudam os profissionais a se desenvolverem, a se adaptarem às mudanças do mercado e a entregarem soluções personalizadas e eficientes aos clientes.
Uma tendência que vai transformar o futuro dos negócios no Brasil e no mundo, pois está alinhado com as demandas da sociedade 5.0, que busca por mais inovação, sustentabilidade, inclusão e qualidade de vida.
Por que o enablement é importante para os negócios?
- Aumenta a produtividade e a performance das equipes, que se sentem mais motivadas, preparadas e confiantes para realizar suas atividades;
- Melhora a satisfação e a fidelização dos clientes, que recebem um atendimento mais ágil, humanizado e personalizado;
- Potencializa os resultados e o crescimento das empresas, que conseguem se diferenciar da concorrência, aumentar as vendas e reduzir os custos.
Como implementar na sua empresa?
Para implementar o enablement na sua empresa, você precisa seguir alguns passos, como:
- Definir os objetivos e as metas do enablement, de acordo com a visão, a missão e os valores da sua empresa;
- Analisar o perfil, as necessidades, as dores e as expectativas dos seus clientes, para entender como você pode gerar valor para eles;
- Avaliar o nível de maturidade, os pontos fortes e as oportunidades de melhoria das suas equipes, para identificar as competências e os conhecimentos que precisam ser desenvolvidos;
- Criar e disponibilizar conteúdos relevantes, educativos e inspiradores, que ajudem as suas equipes a se capacitarem e a se atualizarem constantemente;
- Escolher e utilizar ferramentas tecnológicas, como plataformas de aprendizagem, CRM, automação de marketing e inteligência artificial, que facilitem e otimizem o trabalho das suas equipes;
- Estabelecer e acompanhar indicadores de desempenho, que permitam medir e avaliar os resultados e os impactos do enablement na sua empresa;
- Promover uma cultura de feedback, reconhecimento e colaboração, que estimule o engajamento, a inovação e a melhoria contínua das suas equipes.
Quais são as tendências do enablement para o futuro?
O enablement é um conceito que está em constante evolução e que vai se adaptar às novas tendências do mercado e da sociedade. Algumas das tendências do enablement para o futuro são:
- Trabalho híbrido: um modelo de trabalho que permite que as equipes realizem suas atividades tanto na empresa quanto em casa ou em outros locais, de forma flexível e integrada¹;
- Tecnologias exponenciais: tecnologias que se desenvolvem de forma acelerada e que trazem soluções disruptivas e transformadoras para os negócios, como blockchain, realidade aumentada, internet das coisas e computação quântica²;
- Negócios de plataforma e de ecossistema: negócios que se baseiam na integração e na colaboração entre diferentes agentes, como empresas, clientes, fornecedores, parceiros e comunidades, para criar valor compartilhado e solucionar problemas complexos³;
- ESG: critérios que avaliam o desempenho das empresas em relação aos aspectos ambientais, sociais e de governança, que são cada vez mais exigidos pelos consumidores, investidores e reguladores⁴;
- Inovação aberta: uma abordagem que incentiva as empresas a se conectarem com fontes externas de conhecimento, como universidades, startups, ONGs e consumidores, para gerar novas ideias, produtos e serviços⁵.
O enablement é uma forma de capacitar e empoderar as equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente, para que possam oferecer experiências de valor aos consumidores e gerar mais resultados para as empresas.
É uma tendência que vai transformar o futuro dos negócios no Brasil e no mundo, pois está alinhado com as demandas da sociedade 5.0, que busca por mais inovação, sustentabilidade, inclusão e qualidade de vida.
Para implementar na sua empresa, você precisa definir os objetivos e as metas, analisar os clientes e as equipes, criar e disponibilizar conteúdos, escolher e utilizar ferramentas, estabelecer e acompanhar indicadores e promover uma cultura de feedback, reconhecimento e colaboração.
Um conceito que está em constante evolução e que vai se adaptar às novas tendências do mercado e da sociedade, como o trabalho híbrido, as tecnologias exponenciais, os negócios de plataforma e de ecossistema, o ESG e a inovação aberta.
Espero que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Obrigado pela leitura!